Parabéns para as mães todos os dias

domingo, 11 de maio de 2008


A história mostra que demorou muito tempo para as mulheres serem reconhecidas e terem direitos iguais aos homens. Datado do início do século XX o dia das mães ainda é muito pouco para homenagear as mulheres que lutaram ao longo dos séculos por mais liberdade e direitos. E olhando um pouco para tempos passados também é necessário lembrar que em alguns momentos nos faltou sensibilidade e até respeito. Durante boa parte da antiguidade, passando pela idade média e ainda chegando a modernidade as mulheres não tinham direito sobre o seus filhos e ainda hoje no Brasil as vezes não o tem. Na Grécia antiga em Esparta por exemplo os filhos eram retirados das mães cedo e pertenciam à cidade, na idade média mesmo os filhos bastardos pertenciam aos seus pais e ainda hoje no Brasil os pais são os que registram os filhos.

Mesmo assim avançamos muito nesses séculos. As mães foram ganhando uma importância mais do que simbólica tendo os seus direitos sobre seus filhos garantidos por lei. Hoje as mães tem direito a licença maternidade, a guarda de seus filhos, à adoptar crianças mesmo sem marido e porque não às tão comuns produções independentes [quando mães solteiras resolvem ter um filho e criá-lo mesmo sem um pai presente]. Mas mais do que os direitos reais o que mudou foi o significado de ser mãe e de se ter mãe, aquela não só que bota ao mundo, mas cria, cuida e auxilia no crescimento dos filhos.

Ainda sim é muito pouco para o que elas representam, as mães e mulheres merecem mais do que ser lembradas por um dia. Deveríamos celebrar e respeitar estas diferenças e suas semelhanças mais vezes, elas merecem. Aproveito o espaço para dar meus parabéns e agradecer as mães que tive ao longo da vida, as minhas tias, minhas primas mais velhas, minhas avós que muito contribuíram para meu crescimento e em especial é claro para a minha mãe que tanto admiro pela sua garra, sensibilidade, e caráter. Agradeço a todas pelo carinho, pela compreensão, pelos puxões de orelhas necessários, pelas palavras de incentivo e amor quando precisei, por me ensinarem a ser uma pessoa melhor e principalmente por me ensinarem a valorizar, respeitar e amar as mulheres. Amos todas vocês.


Abraços a todos e parabéns as mães pela web!


Nenhum comentário:

 

O que é o Discurso Humanista

Minha foto
Vamos ver: É um blog, acho que isso já diz tudo. Na verdade vai ser um apanhado de idéias que estão por aqui mesmo em minha cabeça, isso inclui bastante coisa mesmo. Serão abordados temas relevantes e irrelevantes e que de qualquer forma tenham alguma relevância para mim em um dado momento. Futebol, política, cinema, música e muitas coisas podem servir de tema de inspiração. Sejam bem vindos os futuros visitantes. Abraços a todos!

Melhores Textos

Categorias