O último ato

sexta-feira, 7 de novembro de 2008


Eu até já tinha comentado anteriormente no Discurso sobre a possibilidade de Barack Obama vir a se tornar o primeiro presidente negro dos EUA. Eu esperava até uma repercussão positiva deste fato, mas não tão grande como as manifestações que aconteceram e que ainda estão ocorrendo. A sensação é um misto de alívio, realização e principalmente de esperança.

A comemoração é também por Obama e sua figura carismática, mas principalmente é uma comemoração de vitória da própria humanidade e de todos aqueles que foram anteriormente responsáveis pela mudança de postura e pensamento de nossa sociedade. Particularmente espero que as coisas caminhem pra uma direção em que daqui a algum tempo pré – conceito racial seja uma coisa tão arcaica quanto achar que a terra é quadrada e que eventualmente o preconceito com relação aos homossexuais siga o mesmo caminho.

Durante um longo período mesmo após a abolição da escravidão o negro no mundo ainda era hostilizado e desrespeitado apenas por ter uma cor diferente. Infelizmente ao longo de sua historia a humanidade costumeiramente foi preconceituosa com o diferente e ainda é muitas vezes. Mas hoje eu vejo esse fato novo, pois acordei num mundo diferente onde a cor não define mais quem eu sou.

Para os que não recordam ou não sabem ser negro há algumas décadas atrás era um crime. Era errado ter nascido de uma cor diferente, e esse absurdo foi perpetuado durante muito tempo. Pessoas morreram para lutar por essa mudança de postura, outras tanto sofreram e foram presas para que finalmente o pensamento pudesse mudar.

O último ato que faltava pra a sociedade globalizada era que um país desenvolvido e de maioria não negra elegesse um negro como o seu líder, o seu maior representante. A importância deste evento esta em seu ato assim como em seu simbolismo. O ato derradeiro que demonstra que finalmente todos nos encontramos em pé de igualdade de raças e símbolo maior de uma luta secular.

 

O que é o Discurso Humanista

Minha foto
Vamos ver: É um blog, acho que isso já diz tudo. Na verdade vai ser um apanhado de idéias que estão por aqui mesmo em minha cabeça, isso inclui bastante coisa mesmo. Serão abordados temas relevantes e irrelevantes e que de qualquer forma tenham alguma relevância para mim em um dado momento. Futebol, política, cinema, música e muitas coisas podem servir de tema de inspiração. Sejam bem vindos os futuros visitantes. Abraços a todos!

Melhores Textos

Categorias