Dia 2 - Melhor sequência inicial e melhor sequência final

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Pensei e ponderei bastante sobre a escolha destes dois filmes, confesso que cheguei a consultar alguns outros sites e blogs a respeito. Filmes com sequência geralmente implicam em franquias, quase sempre os filmes de ação, aventura, ficção e terror são os que geram franquias. Ninguém vai ver a sequência de Forest Gump, Casablanca, Sociedade dos Poetas Mortos, A Lista de Schindler; todos filmes considerados drama (a única exessão é O Poderoso Chefão). Porque na verade essas histórias nem tem mais o que continuar, não faz sentido sabe. Por isso eu meio que pensei, os filme que forem escolhidos na verdade poderiam ou deveriam ser os definitivos, encerrando a jornada do espectador alí mesmo. O que quero dizer é que os dois filmes escolhidos fazem com que as histórias abordadas não necessitem mais ser trabalhadas, com eles o espectador se sente satisfeito, realizado com o que se passa na tela; além claro de serem grande produções.   

Melhor sequência inicial

Matrix foi um filme que mudou e muito o meu modo de olhar o cinema, uma produção que abusava do jogo de palavras e com diálogos altamente filosóficos; além claro das cenas de ação fantásticas. Foi um dos primeiros filmes que ví no cinema e me senti compelido ao mesmo tempo a assisti-lo novamente e a "convocar" os meus amigos a fazer o mesmo. É uma daquelas produções que você vê e revê e em cada vez descobre coisas novas dentro dele, precebendo detalhes e nuances escondidas durante as outras projeções. Além disso, é uma produção que tem uma trilha sonora fantástica, contendo artistas que gosto e respeito. Presente em muitas listas de melhores filmes do século passado o grande poder do primeiro filme desta saga é o modo como ele agarra a mente do espectador e faz esse questionar o seu modo de viver. Como estudante de psicologia passei muitos momentos discutindo e indo a exibições de sessões de "cinespsi" pensando e repensando os mitos presentes dentre deste filme. Um dos melhores filmes que ví na vida com certeza; e que como produção para mim não tereia necessidade de nenhuma sequência. 

Melhor sequência final

Tenho certeza que essa escolha pode chocar muita gente (principalmente aqueles que nunca viram ou ouviram falar desta produção), mas talvez nem tanto para aqueles que lêem com frequência o Cinema Detalhado. Pois estas devem conhecer o post que escrevi lá há pouco tempo com meus filmes prediletos (veja este texto). Sanjuro é mais um filme de Akira Kurosawa e sequência da produção Yojimbo, O Guarda-costas (que deu origem ao western Por um Punhado de Dólares estrelado por Clint Eastwood). Aqui no Brasil não fez tanto sucesso, aliás é bem pouco conhecido. Acho que esse é o filme de ação definitivo, se alguém for pensar em fazer qualquer filme de ação deveria olhar sempre para Sanjuro como exemplo. Um roteiro bem simples, mas muito cativante, assim como seus personagens bem caricatos que divertem, encantam e conquistam o espectador. Além disso, a coreografia das lutas de espada são um show, uma produção feita com muito primor e a qual vejo e revejo sem nunca me cansar de sua beleza e profundidade. Confesso também que por muito pouco não foi o fime escolhido no dia 1.

Até o próximo dia e o próximo filme.

Nenhum comentário:

 

O que é o Discurso Humanista

Minha foto
Vamos ver: É um blog, acho que isso já diz tudo. Na verdade vai ser um apanhado de idéias que estão por aqui mesmo em minha cabeça, isso inclui bastante coisa mesmo. Serão abordados temas relevantes e irrelevantes e que de qualquer forma tenham alguma relevância para mim em um dado momento. Futebol, política, cinema, música e muitas coisas podem servir de tema de inspiração. Sejam bem vindos os futuros visitantes. Abraços a todos!

Melhores Textos

Categorias