Dia 4 - Melhor diretor

sábado, 17 de dezembro de 2011

 Akira Kurosawa - O Imperador

Bem dá para imaginar quem deve ser o escolhido nessa categoria. Quem leu os posts até aqui sabe o quanto eu gosto dos filmes do "Imperador"¹, como os seus filmes me marcaram e o que ele represente para o cinema oriental. Akira Kurosawa começou no cinema como assistente de diretor, depois foi roterista, mas deu o salto para o estrelato mesmo quando assumiu totalmente o controle de suas próprias produções. A influência de sua obra se faz presente ainda e hoje e cineastas como Geroge Lucas, Steven Spilberg, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Quentin Tarantino e os irmãos Wachowskis já se declararam fãs do diretor. Sem falar no gênero western que foi amplamente influênciado pelas obras do "Imperador" incluindo dois de seus maiores sucessos que tiveram adaptações praticamente fiéis - Os Sete Samurais virou Sete Homens e um Destino, e Yojimbo foi adaptado depois em Por um Punhado de Dólares.

O grande diferencial para mim de seus filmes são a sensibilidade que aflora de seus personagens, e técnica que ele usa para filma-los. Quem estuda ou conhece um pouco da cultura japonesa sabe o quanto as produções dele espelham o seu povo; o modo de agir, de pensar, a música os costumes são um reflexo da alma nipônica. Além disso seus filmes são muito bons, gosto de quase todas as suas produções e mesmo as adaptações que ele fez de obras ocidentais ficaram também muito belas. Por tudo o que representa para o cinema e para a minha formação como apaixonado por filmes, Kurosawa é meu grande sensei² no mundo da 7ª arte.

------------------------------
1 - Akira Kurosawa foi apelidado de "O Imperador" por ser o maior representante da filmografia nipônica, pela grande quantidade de filmes que produziu e pelo grande reconhecimento internacional que teve.


2 - Traduzido do japonês a palavra sensei siginifica mestre.
 

O que é o Discurso Humanista

Minha foto
Vamos ver: É um blog, acho que isso já diz tudo. Na verdade vai ser um apanhado de idéias que estão por aqui mesmo em minha cabeça, isso inclui bastante coisa mesmo. Serão abordados temas relevantes e irrelevantes e que de qualquer forma tenham alguma relevância para mim em um dado momento. Futebol, política, cinema, música e muitas coisas podem servir de tema de inspiração. Sejam bem vindos os futuros visitantes. Abraços a todos!

Melhores Textos

Categorias