A luta vencida por Stuart Scott

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015


Essa semana faleceu o apresentador da ESPN americana Stuart Scott, sei que para a grande maioria das pessoas ele vai ser um completo desconhecido então vou tentar falar um pouco sobre ele, o que representou e porque ele ganhou destaque aqui em minha casa virtual.

Stuart Scott foi uma voz para os negros dentro do jornalismo esportivo sendo o primeiro apresentador afro-americano a incorporar o estilo hiphop em seus comentários, apresentando e falando usando gírias das ruas. Ele dizia que tinha que ser ele mesmo e isso o levou a falar da maneira que as pessoas comentavam em casa sobre esportes. Essa abordagem nova rendeu ao mesmo tempo a admiração e respeito de boa parte dos espectadores (especialmente os jovens afro-americanos) assim como também rendeu antipatia e desconforto em outras pessoas.

Depois de saber da sua morte, lamentei a perda de uma figura interessante e singular do jornalismo esportivo americano, mas apenas após assistir alguns videos de alguns canais que sigo no youtube e ver os comentários de seus colegas pude perceber e entender realmente como ele foi importante e tocou a vida de tantas pessoas.

"Nosso colega, amigo e inspiração faleceu hoje pela manhã" disse Hannah Storm visivelmente emocionada enquanto anunciava a sua morte em rede nacional com lágrimas nos olhos. As reações foram similares também com seus colegas de bancada no Sunday Night NFL Countdown, confesso poucas vezes eu vi na TV tantas pessoas lamentarem desta forma o falecimento de alguém e aparentarem estar realmente sentindo essa perda.

Mas o principal motivo para a sua presença hoje em meu blog pessoal foi o seu discurso que marcou o ESPYS do ano passado (o oscar da ESPN). Suas palavras sinceras, tocantes e inspiradoras perpassam pelo seu sentimento de humildade, a vontade de seguir lutando, a necessidade do apoio das pessoas próximas e principalmente na emocionante combinação de palavras a partir dos 2:14 de vídeo: "When you die, it does not mean that you lose to cancer. You beat cancer by how you live, why you live, and in the manner in which you live." (Quando você morre não quer dizer que você perdeu para o cancer. Você vence o cancer pela forma como viveu, porque viveu e pela forma como você viveu.)







Um comentário:

Anônimo disse...

Bom texto!

 

O que é o Discurso Humanista

Minha foto
Vamos ver: É um blog, acho que isso já diz tudo. Na verdade vai ser um apanhado de idéias que estão por aqui mesmo em minha cabeça, isso inclui bastante coisa mesmo. Serão abordados temas relevantes e irrelevantes e que de qualquer forma tenham alguma relevância para mim em um dado momento. Futebol, política, cinema, música e muitas coisas podem servir de tema de inspiração. Sejam bem vindos os futuros visitantes. Abraços a todos!

Melhores Textos

Categorias